domingo, 24 de janeiro de 2021

O NATAL NA UCRÂNIA - por Ilona Chichanovska - 7º B e Khrystyna Zatsinska - 6º A

 


Tradicionalmente a Ucrânia comemorava o Natal apenas a 7 de janeiro, segundo determina o antigo calendário juliano, enquanto a Igreja Católica se guia pelo calendário gregoriano, desenvolvido em 1582 pelo papa Gregório XIII.

No entanto, uma nova lei aprovada no parlamento, veio estabelecer também o dia 25 de dezembro como feriado nacional para celebração do Natal católico.

Assim, desde 2017, tal como a Moldávia e a Bielorrússia que decretaram feriados tanto a 25 de dezembro como a 7 de janeiro, a Ucrânia passou também a comemorar oficialmente os dois Natais.











Kiev - é a capital da Ucrânia


Na véspera do dia de Natal (24 de dezembro ou 6 de janeiro) se comemora o Sviatei Vetchir [Святий Вечір] com uma reunião de família em torno de uma refeição festiva em que são servidos 12 pratos, representando os 12 meses do ano.


A ceia deve ser preparada com produtos não gordurosos que possam representar a água, o ar e a terra.

Durante a ceia, iniciam-se os cantos natalinos – «Kolhadê» que falam do nascimento do Menino Jesus. A alegria é contagiante neste momento da ceia e cada um saúda os presentes, iniciando uma «Kólhada».


1. «Kutiá» [Кутя] – considerado o prato mais importante e imprescindível na ceia de natal. É um prato doce à base de trigo cozido temperado com mel e sementes de papoila. Em muitas regiões acrescentam-se nozes, frutas secas, uvas passas grãos de trigo cozido adoçados com mel, passas de frutas (uvas) e nozes ou castanhas e sementes de papoila.

Segundo a tradição começa-se a refeição pela kutiá e todos erguem os seus pratos como num brinde em homenagem aos falecidos, tanto que o prato não é retirado da mesa até o final da refeição.


2. «Borcht» [Борщ] – sopa de beterraba e repolho, servida com pão de centeio.







 3. «Mlêntsi» ou «Nalêsneke» – tipo de panquecas com os mais diversos recheios.








4. «Varének» [Вареники] – espécie de pastel (tipo ravióli) que pode ser recheado com repolho, trigo-sarraceno (mourisco), ameixas, geleias ou sementes de papoila, batata e requeijão.





5. «Holubtsí»  [Голубці], – rolinhos de repolho, uma espécie de charuto, com trigo-sarraceno, cebola e cogumelos, enrolado com folha de repolho, e cozidos no vapor ou em banho-maria.





6. «Krujalkê» [Капусняк] – sopa repolho cozido, temperado com água, sal e iguarias.






7. Peixe [Риба] -  pode ser  em conserva, frito ou assado.







8. Várias espécies de pão, biscoitos de mel








9. «Kácha» - espécie de cevada moída, preparada com iguarias








10. «Hrebê» – espécie de cogumelos cozidos, preparados em forma de salada ou em forma de molho, para serem consumidos junto com os demais pratos.

11. «Pampushka» - pode ser um  pão doce (recheado com frutas e coberto com açúcar em pó) ou um pão salgado (com molho de alho e salsa picada).









12. «Kompot» ou «Uzvar» [Узвар] – compota feita das mais variadas frutas secas em conserva desde o verão (cereja, ameixa, pêra, maçã, uva).









 

E ainda há outros pratos tradicionais: «kapusniák» (sopa de repolho), «perijkê» (pastelinhos assados recheados com repolho, ou com doces de frutas), pepinos e outros mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Concurso Literário 22/23